domingo, 30 de novembro de 2008

Isadora


Isadora Duncan, nome artístico de Dora Angela Duncanon (São Francisco, 27 de maio de 1877Nice, 14 de setembro de 1927) foi uma bailarina dos Estados Unidos da América. Precursora da dança moderna, em sua proposta de instaurar uma dança completamente diferente do balé clássico, procurou inspiração em movimentos da natureza- ventos, palmeiras- e em poses e atitudes encontradas em cerâmicas e esculturas da Grécia Antiga. Propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se em coreografias-solo descalça e vestida de túnicas de seda. Utilizou, em seus trabalhos, músicas consideradas não apropriadas para dança, como peças de Chopin e Wagner, que na época eram executadas apenas para serem ouvidas.

Sua carreira foi desenvolvida principalmente na Europa no início do século XX. Obteve imenso sucesso, sobretudo pela novidade e pelo caráter universal de sua dança.

Isadora morreu tragicamente, quando seu echarpe ficou preso nas rodas de um carro conversível, alguns meses depois do lançamento da sua autobiografia Minha Vida.
Adeus, amigos! Vou para a glória.,dissera, ao entrar no carro.


Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Isadora_Duncan

Nenhum comentário: